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domingo, 10 de outubro de 2010

Didática e ensino de informática


"para que a Informática penetre na escola, uma condição local essencial deve ser cumprida: a existência de uma equipe de professores motivados, capazes de dedicar tempo a um projeto pedagógico preciso, e dispondo de meios que lhes permitam adquirir ou adaptar os programas, garantir a manutenção e estocagem do material e organizar os locais necessários".
Os professores são os principais agentes de inovação educacional. Sem eles nenhuma mudança persiste, nenhuma transformação é possível.
Lesoure(1988)
 
Ao relacionarmos Educação e Informática, devemos  considerar dois aspectos importantes: a educação informatizada e a educação para a informatização. A educação informatizada destaca o uso do computador no ensino como um recurso não em substituição ao professor, mas em auxílio a este. A educação para a informatização considera a preparação do indivíduo para o mundo tecnológico com o qual cada vez mais terá contato em sua vida.
A partir disso, o uso da informática em educaçào deve estar inserido numa proposta pedagógica que respeite o contexto sócio‑político da realidade brasileira, as condições prévias do aluno e a avaliação permanente das aquisições e processos intelectuais, antes, durante e após a utilização do computador.
ALMEIDA (1988) coloca que "dever‑se‑ia criar uma metodologia de uso do computador na educação, não a metodologia que se encontra constumeiramente por aí, nem a metodologia empacotada nos primeiros programas educacionais. É importante uma metodologia como norteadora da prática pedagógica".
disponivel na internet em:http://phoenix.sce.fct.unl.pt/ribie/cong  
 

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