Tema: O mundo dos animais
Disciplinas:
Português, Matemática, História e Geografia, Ciências , Ed. Artística e Literatura
Infantil
Temas Transversais: Ética, Cidadania , Meio Ambiente, Natureza e Sociedade
Série: Educação Infantil
Professoras:
Português, Matemática, História e Geografia, Ciências , Ed. Artística e Literatura
Infantil
Temas Transversais: Ética, Cidadania , Meio Ambiente, Natureza e Sociedade
Série: Educação Infantil
Professoras:
ADINALVA MARIA SILVA DOS SANTOS |
ANA SANTANA DE SOUZA |
ANTONIA MARIA DA SILVA ALEXANDRE |
BETÂNIA MARIA DA SILVA |
ELIENE MARCIONILA NUNES |
JOSILENE MONTEIRO DA SILVA |
LENILDA MARIA DA SILVA |
MARIA JOSE DE ANDRADE SANTOS |
MIRIAM ALVES DOA SANTOS |
NIVIA REGINA RAFAEL |
ROSALIA MARIA DOS SANTOS |
WILIANA NERES DE ALCANTARA |
WILMA DE FATIMA OLIVEIRA DA SILVA |
Justificativa:
O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária, pois, os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano( desenhos animados,
histórias, jogos) e além disso, possuem um importante caráter de identificação
de suas vivências pessoais e sociais.
A leitura compartilhada estará voltada para animais e contará com diferentes
textos, de autores variados e em gêneros diferenciados o que facilitará o acesso às informações relativas ao tema.
Objetivos:
- Definir os diversos animais e suas principais características;
- Diferenciar animais vertebrados e invertebrados;
- Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade(locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
- Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização.
Procedimentos:
- Usar diferentes fontes de informação e relacioná-las;
- Utilizar a mídia de forma pedagógica e fonte de pesquisa;
- Selecionar alguns tipos de animais para pesquisa;
- Classificar animais;
- Desenvolver atividades lúdicas;
- Desenvolver atividades matemáticas;
- Elaborar cartazes, álbuns, painéis, bonecos;
- Estabelecer ordem crescente e decrescente;
- Comparar pesos e medidas;
- Registrar o assunto organizadamente de diferentes maneiras;
Atitudes:
- Preocupar-se com a preservação da natureza;
- Socializar as informações que os alunos possuem sobre o tema;
- Classificar diferentes animais pelas suas características(Diferenças e semelhanças);
- Construir um espírito de cidadão preocupado com o risco de extinção de algumas espécies de animais;
- Reconhecer o alimento necessário ou preferido de vários animais;
Material didático/ recursos:
- CDs/ som
- Microfone
- Televisão/filmes/DVD
- Data show
- Máquina fotográfica
- Painéis
- Vídeo
- Revista/ jornais
- Livros de literatura infantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário